Pensamento positivo: o grande vilão da prosperidade

Tempo de leitura: 12 minutos

Você está prestes a descobrir porque a lei da atração não funciona para você, mesmo que esteja praticando “tudo” que você vem aprendendo sobre o assunto.

Enquanto escrevo isso sinto como se a maioria dos leitores me indagassem:

“Tiago, mas não é assim; mentalizar e desejar o que quer para que a lei da atração lhe traga o seu desejo?”

Leia até o final e descubra o que pode estar errado com essa prática.

Você vai descobrir também:

  • Porque o pensamento positivo pode te atrapalhar ao invés de ajudar;
  • O que fazer para atrair a vida dos seus sonhos;
  • O que fazer para que o pensamento positivo seja seu aliado e;
  • Como uma rádio pirata ajudou a mudar a minha vida e o que aconteceu com ela depois disso.

A ideia de mentalizar aquilo que desejamos se popularizou no ocidente principalmente depois do sucesso do best seller “O Segredo”.

Pensamento positivo

Esse livro e tantos outros fazem sucesso nas livrarias por trazer de uma forma direta uma ciência muito antiga, conhecida: a oração, prece ou reza.

A Lei da Atração chama de universo, eu chamo de Deus e você pode chamar do que quiser, mas a ideia principal é que podemos criar o que queremos a partir de nosso pensamento ou oração. Será mesmo? Vamos entender um pouco melhor essa história.

Há alguns anos atrás quando eu ainda morava em São Paulo me caiu essa ficha e foi como se a partir daquele dia tudo se abrisse em minha vida.

Era uma manhã de quarta-feira de janeiro, fazia um sol típico da época e o transito carregado como sempre. Liguei o rádio do carro para ouvir minha rádio preferida só que para minha tristeza nesse dia uma “rádio pirata” entrou na frequência. A comunicação ficou impossível pois hora eu ouvia a rádio que me acompanhava toda manhã, hora ouvia um barulho indecifrável, hora ouvia o “pirata” por trás da outra rádio e o pior era quando eu ouvia os 3 barulhos ao mesmo tempo.

O que você faria? Continuaria ouvindo? mudaria de estação ou desligaria o rádio?

Bem, eu optei por seguir ouvindo por mais um tempo na esperança que em mais alguns quilômetros percorridos acabasse aquela interferência indesejável e eu, finalmente, poderia ouvir minha rádio de todas as manhãs, mas não foi isso que aconteceu. Depois de mais da metade do caminho percorrido que resolvi desligar o rádio e seguir o caminho com minha conversa interior.

Definitivamente é no silêncio, conversando comigo mesmo que tenho as melhores descobertas, com você também é assim?

Enquanto eu me locomovia no transito pensava sobre o por que essas coisas são possíveis, 2 informações na mesma faixa de frequência. Uma informação legal e outra, mesmo que não tenha respaldo legal, estava lá, fazendo seu barulho em um lugar onde não fora convidada, na frequência da rádio e o pior, dentro do meu carro.

Foi então que me caiu uma grande ficha, mas antes tenho que dizer que o que aconteceu com a rádio pirata depois daquele dia foi no mínimo curioso, então continue lendo para descobrir o que aconteceu com aquela rádio e para entender porque o pensamento positivo atrapalha sua prosperidade.

Nessa época eu estava praticando tudo que eu havia aprendido lendo sobre a lei da atração: pensar positivo; quadro de metas; visualização criativa. Só que tudo estava como sempre esteve. Trânsito, preocupação com contas no final do mês, estresse no trabalho.

Estava faltando acontecer alguma coisa para que esse quadro mudasse, foi então que lembrei que tudo na vida tem 2 polaridades, preto e branco, dia e noite, macho e fêmea, yin e Yang, e obviamente, positivo e negativo.

pensamento positivo

Sendo assim, é óbvio afirmar que o pensamento positivo é oposto do pensamento negativo.

Quando eu digo pra alguém: “pensamento positivo que tudo vai dar certo” o que você imagina estar por trás dessa frase?

A situação está complicada, então é melhor você se dedicar a técnica de pensar positivo, em outras palavras, pense positivo para “camuflar o sentimento negativo”. Está com problemas que parecem sem solução? Pense positivo que algo maravilhoso irá acontecer!

Funciona, não funciona? Lógico que não.

Foi então que me dei conta que meu pensamento positivo estava me trazendo através da lei da atração exatamente o oposto do que eu pensava e que algo precisava mudar imediatamente ou eu continuaria pensando positivamente com medo de manifestar o que já estava negativo em minha vida, ou seja, estava fazendo exatamente como o dial do rádio: gerando 2 comunicações na mesma oração/pensamento. Um pensamento positivo que muitas das vezes era invadido pelo medo do negativo. 

Depois daquele dia abandonei a ideia de desperdiçar minha energia em pensar positivamente e foi ai que as coisas começaram a acontecer como que por milagres.

Continue lendo para você descobrir o que REALMENTE FUNCIONA quando o assunto é atrair a vida dos seus sonhos.

Antes de prosseguir, deixe-me te adiantar algo: Se pensamento positivo não ajuda muita coisa, pensar negativamente é ainda pior e, tão ruim quanto pensar negativamente, são os pedidos pedidos punitivos ou pedidos movidos por emoções tóxicas, como o medo, culpa e o pior: o vitimismo.

Aquele sujeito que ora mais menos assim: meu Deus do céu, tenha dó de mim, eu estou muito enfermo, estou endividado, estou gordo, meu relacionamento está ruim, tem piedade da minha pobre alma e me ajuda a sair dessa”.

Já viu preces assim? é como fomos ensinados a fazer. Não? Está presente em uma igreja perto de você.

Já ouviu dizer que o que você foca se expande? Não? deixa eu explicar isso. Sabe quando você resolve comprar um carro do modelo a marca tal e partir daí parece que todos os carros do mundo são iguais ao que desejou? Isso, a neurociência chama de Sistema de Ativação Reticular.

As coisas estão difíceis? Se tornarão ainda mais difíceis na medida que você focar nelas?

Se tudo que você foca se expande, então o pensamento positivo para encobrir uma realidade que já é negativa, é o mesmo que focar no que não queremos. Confuso?

Pensando nas polaridades que citei no começo desse artigo é muito provável que a onda de pensamento positivo que queremos gerar venha acompanhada de um sentimento de “penso positivo para não ter o negativo” e é ai que mora o fracasso.

Se esse “pensamento positivo” ou sua oração, estiver focada no medo, na culpa, na vitimização? Ai não preciso nem falar, não é verdade? Focou no medo da gripe, ganhou uma pneumonia! =)

Ok Tiago, já entendi que não funciona, mas afinal, o que funciona?

Continue sua leitura e descubra o que funciona e qual a explicação cientifica para isso e também o que fazer com o pensamento positivo.

Só existe uma coisa capaz de mudar seu estado de espirito e consequentemente seu padrão vibracional para que TUDO que você queira aconteça em sua vida: A GRATIDÃO.

Pensamento positivo

Vamos entender um pouco melhor isso. Sem achismo, com fundamento cientifico.

Quando manifestamos a gratidão em nossos pensamentos ativamos o sistema de recompensa do cérebro chamada de núcleo accumbens. Esse sistema é responsável pela sensação de bem estar e prazer de nosso corpo.

Quando nosso cérebro identifica que algo de bom aconteceu, ou que há algo a “comemorar” ele libera um neurotransmissor chamado de Dopamina, alguns neurocientistas o chamam carinhosamente de hormônio do prazer. Esse neurotransmissor ativa então a região do núcleo accumbens aumentando ainda mais a sensação de prazer. Gerando o ciclo virtuoso de prazer.

Quanto mais gratidão, mais prazer, quanto mais prazer, mais motivos para agradecer.

Agora é se analisarmos o efeito da gratidão em nossas orações ou em nossos pensamentos.

Antes, é preciso explicar que a gratidão não deve ser aquela gratidão carregada de culpa, algo do tipo: “Agradeço pelo pouco que tenho, é melhor pingar do que faltar”, ou ainda “agradeço pelo pouco que tenho, o pouco com Deus é muito e muito sem Deus é nada”. Não, não é disso que estou falando, essas frases só retratam um jeito medíocre de se conformar com as coisas.

Já que falamos que tudo que você foca se expande e isso pode ser provado através do sistema de ativação reticular vamos entender como colocar em prática a gratidão para focar e expandir sua realidade transformando-a diariamente.

Encontre razões VERDADEIRAS para agradecer em sua vida. Mesmo que você esteja passando por grandes desafios com certeza há muitos motivos ha agradecer. Vamos ver isso na prática.

Tem problema financeiro? 

problema financeiro

Sou grato a Deus (chame de universo se preferir) pela minha fonte de renda, pois sei que sempre consigo receber uma quantia significativa e sou grato pois sei que posso empreender mais energia e disposição que sou grato por tê-las para conseguir mais e mais dinheiro. Sou grato pois a cada dia aprendo melhores forma de administrar o meu dinheiro.

Faça isso com consistência, com foco, e eu GARANTO que em 3 meses ou menos você transformará sua realidade financeira.

O mesmo serve para outras áreas da vida.

Dificuldades no trabalho?

estresse-no-trabalho

Sou grato pelo meu trabalho e pelo aprendizado que tenho aqui. Sei que a cada novo dia eu aprendo um pouco mais e isso me aproxima de uma nova oportunidade de trabalho.

Ou ainda;

Sou grato pois a cada dia encontro novas oportunidades de trabalho e sei que minha capacitação profissional me fará encontrar o emprego certo onde eu possa ajudar uma empresa e ser reconhecido por isso.

Problemas com relacionamento?

pensamento positivo

Sou grato por ter a companhia do fulano e por ele ter essa qualidade (foque em algo de bom que seu companheiro tenha), sou grato porque eu posso a cada novo dia descobrir uma nova qualidade que ele tem e que nem ele mesmo sabe. Sou grato pois estou com ele por uma escolha e não por carência afetiva de minha parte, portanto sou grato por poder decidir ir ou ficar.

A consistência levará você a enxergar mais motivos para agradecer e consequentemente atrair a relação perfeita para sua vida.

Problemas de saúde?

pensamento positivo

Sou grato pelo meu corpo, sou grato pois a complexidade de meu corpo permite que a cada novo dia meu sistema imunológico trabalhe mais e mais para que eu alcance a cura definitiva. Sou grato pela medicina que usa de profissionais tão qualificados para o tratamento dessa enfermidade.

Seja consistente com essa declaração e veja sua saúde sendo restabelecida a cada dia.

Para finalizar gostaria de dizer esse gesto de agradecer deve ser um hábito natural, que se treinado poderá gerar em você sentimentos genuínos de gratidão e paz. A prática da gratidão COMPROVADAMENTE traz resultados eficaz em sua vida, dessa forma você poderá pratica naturalmente o pensamento positivo.

O pensamento positivo feito de forma natural e espontânea para a ser o padrão de pensamento e não mais uma “maquiagem” para esconder o medo ou uma realidade latente, portanto a gratidão trará a você um novo estado mental, livre dos medos e ansiedades.

Se você quiser conhecer um exercício bem bacana de gratidão eu convido você a ver o vídeo do Bruno J Gimenes que publicou um vídeo que foi visto centenas de milhares de vezes e ensina um jeito prático de entender como a gratidão funciona.

O site do Bruno é o Luz da Serra e você pode acessar clicando aqui.

Para finalizar coloco em prática o que eu escrevi aqui. Termino com minha lista de gratidão do momento:

Eu agradeço pois a inspiração para escrever esse texto me veio as 3:45 da manhã, quando eu dormia e parece que senti alguém me cutucar pedindo para escrever isso.

Eu agradeço a internet por permitir que nos conectemos e aprendemos um com o outro.

E agradeço a você por ter lido até aqui.

Quer saber o que aconteceu com aquela rádio pirata? No dia seguinte quando eu liguei o rádio ela não estava mais lá e nunca mais apareceu em meu dial. Hoje acredito que foi somente um dia para que eu percebesse que minha frequência estava gerando uma comunicação ruida, sem gratidão, sem resultado! Sou grato também por isso!

E você por que agradece? Role a página para baixo e deixe nos comentários.

Sobre Tiago Feitosa

Tiago Feitosa

Eu sou o Tiago Feitosa e quero compartilhar com você tudo que nós precisamos para colocar em prática a prosperidade que merecemos.

  • Sandra Passarelli

    Gratidão por ter convivido alguns dias com você, um curso maravilhoso que fizemos e por partilhar conosco este artigo, por narrar suas descobertas.

    • http://www.prosperidadenapratica.com.br Tiago Feitosa

      Sou grato pela conexão em aprendizado que tivemos juntos Sandra! =)

  • marina machado

    Sou grata por.ter umaempresa.e.com ela a oportunidade. de aprender! E quem sabe um dia poder passar adiante o que eu aprendi.
    sou grata pela minha famíli!

    • http://www.prosperidadenapratica.com.br Tiago Feitosa

      Marina,

      Muito bom saber que há sempre motivos para agradecermos!

  • Adriana

    Gratidão Tiago por acrescentar sempre em minha vida!!!

    • http://www.prosperidadenapratica.com.br Tiago Feitosa

      Obrigado Dri!
      Obrigado por me permitir evoluir junto contigo!

  • http://www.myphotosstudio.com.br catarina

    Agradeço a Deus por colocar pessoas tão maravilhosas quanto o Tiago e tantas outras no meu caminho nos meus momentos difíceis, são nesses momentos que eu aprendo e cresço na minha vida pessoal e profissional.

    • http://www.prosperidadenapratica.com.br Tiago Feitosa

      Obrigado pelas palavras Catarina!
      Fico feliz em saber que de alguma forma estamos aprendendo juntos!
      Sucesso!